domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mais de 480 toneladas de lixo já foram recolhidas das praias neste verão


Uma praia limpa, organizada e bem estruturada é tudo que os banhistas esperam nos dias de sol e calor. Mas para garantir tudo isso, também é necessário uma mudança de atitude e a colaboração dos frequentadores. Desde o primeiro dia de verão deste ano, a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu) já recolheu mais de 480 toneladas de lixo das praias de Vila Velha. Dentre os materiais mais encontrados na orla, estão os palitos de picolés e coco verde.
De acordo com o supervisor da Semsu, Maxsoel da Cruz Viana, um dos grandes vilões da limpeza também é a guimba de cigarro. “As pessoas jogam muitas guimbas na areia e isso dificulta bastante o nosso trabalho, já que o rastelo não consegue remove-las. Desta forma o recolhimento tem que ser manual, o que atrasa o serviço. Precisamos muito da colaboração dos banhistas para que o nosso trabalho tenha um melhor resultado”, disse.
A limpeza da orla de Vila Velha é feita diariamente das 06h às 22 horas. São 100 homens trabalhando paramanter a areia e o calçadão limpos. O serviço é feito com o auxílio de rastelos, vassouras e carrinhos coletores. O caminhão passa durante todo o dia fazendo a coleta de toda a sujeira e do lixo dos quiosques, que são depositados nos contentores.
Melhor estrutura
Para atender ao quantitativo de banhistas deste verão, a secretaria dobrou o número de homens na limpeza das praias. Além disso, para auxiliar na limpeza, mais lixeiras foram adquiridas para novas instalações e substituições em toda extensão da orla. Foram mais de 200 papeleiras, 150 manilhas, e 100 contentores com capacidade de 1.200 litros cada.
Mãe e filha têm aproveitado os dias de sol satisfeitas com a organização nas praias. “Percebemos que as praias estão mais limpas e organizadas, mas, infelizmente, ainda observamos muitos banhistas jogando lixo no chão. Acho que as pessoas precisam adotar atitudes corretas e inteligentes. Os turistas buscam qualidade, então, quanto mais deixarmos nossas praias limpas, teremos mais visitantes com boa impressão. Além de garantirmos um ambiente mais saudável para nós mesmos”, disse a cabeleireira Sheila de Freitas Costa.
Durante este verão adote algumas atitudes para uma praia mais limpa:
- Não leve seu animal de estimação para a praia;
- Não jogue lixo na areia e na água do mar;
- Leve um recipiente onde possa colocar seus resíduos e depois deposite-os em alguma das lixeiras que estão espalhadas pela praia;
- Lembre-se: sacos plásticos, restos de alimentos e garrafas pet, além de prejudicarem o meio ambiente, podem fazer mal para você. 
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Semsu/Semma

Nenhum comentário:

Postar um comentário